Serviços desnecessários ( Desabilite-os )


Serviços desnecessários normalmente são isntalados por padrão no seu S.O. linux, caso você já tenha seus servidores instalados remova-os e caso vá instalar algum desmarque os pacotes a seguir, pois eles provavelmente não serão utilizados e são considerados pacotes inseguros:

– rshd:

É um shell que pode ser executado remotamente quando este serviço está “startado”em seu sistema, o grande problema deste serviço é que ele não provê medidas de segurança para as execuções.

– rlogind

É um serviço que possibilita logins remotos, támbem é um serviço que não provê segurança nos acessos feitos através deste deamon.

– rwhod

Servidor de status do sistema

: Rwhod é um servidor que mantem a base de dados usada pelos programas rwho e ruptime. Essa operação esta relacionada com a habilidade de enviar mensagens ao broadcast da rede.

– telnetd

Telnetd é um servidor telnet e Telnet é um protocolo cliente-servidor usado para permitir a comunicação entre computadores ligados numa rede (exemplos: rede local / LAN, Internet), baseado em TCP.

Telnet é um protocolo de login remoto.

Antes de existirem os chats em IRC o Telnet já permitia este gênero de funções.

O protocolo Telnet também permite obter um acesso remoto a um computador.

Este protocolo vem sendo gradualmente substituído pelo SSH, cujo conteúdo é criptografado antes de ser enviado. O uso do protocolo Telnet tem sido desaconselhado, a medida que os administradores de sistemas vão tendo maiores preocupações de segurança. Com o Telnet todas as comunicações entre o cliente e o servidor podem ser vistas, inclusive senhas, já que são somente texto plano, permitindo assim que com o uso de “port-stealing” intercepte a conexão e seus pacotes, fazendo hijacking.

-ftpd

FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.

Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).

A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP (RFC 959

) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.

– sendmail

Sendmail é um agente de transferência de correio (MTA na sigla em inglês) de código aberto: um programa para o roteamento e a entrega de correio eletrônico.

-inetd

O inetd atua como um servidor gerenciador para outros daemons. Quando uma conexão é recebida pelo inetd, ele determina para qual daemon a conexão é destinada e executa o daemon correspondente e a ele delega o socket. Executar uma instância do inetd reduz a carga no sistema de forma geral, comparado a se executar cada daemon individualmente.

Primariamente, o inetd é usado para executar outros daemons, mas diversos protocolos simples são tratados diretamente, como chargen, auth e daytime.

Deixe um comentário